quarta-feira, 7 de maio de 2008

A FÉ ROMPE O MEDO

Texto: Isaías 28:16

Introdução: Todas as vezes que o medo foi notório na vida das pessoas configurava a falta de fé.
O QUE É FÉ? “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver” (Hb 11:1 NTLH). É a marca registrada dos vencedores: “porque todo filho de Deus pode vencer o mundo. Assim, com a nossa fé conseguimos a vitória sobre o mundo” (1 Jo 5:4-5 NTLH).

O QUE É MEDO? É um sentimento de inquietação diante de uma ameaça real ou imaginária. Isto é perigoso, veja: “Por que o que eu temia me veio, e o que receava me aconteceu?” (Jó 3:25 RC). O ser humano acaba se tornando o fruto de seu pensamento: “Porque, como imaginou na sua alma, assim é; ele te dirá: Come e bebe; mas o seu coração não estará contigo” (Pv 23:7 RC). O medroso é chamado de covarde, porque se sente inferior a situação e foge. A Bíblia diz que Deus não nos deu o espírito de medo: “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, {ou poder} e de amor, e de moderação” (2 Tm 1:7 RC). 

Transição: “Por isso, o SENHOR Deus diz:”Estou colocando em Sião uma pedra, uma pedra preciosa que eu escolhi, para ser a pedra principal do alicerce. Nela está escrito isto: Quem tem fé não tem medo” (Isaías 28:16 NTLH). Jesus é a referida pedra onde cada cristão está firmado. Se Jesus é a minha segurança por que temer? Jesus é a segurança declarada no Salmo 91 – Ele é o meu Deus, refúgio, fortaleza; mil cairá ao meu lado, dez mil à minha direita (que situação perigosa!) – não serei atingido. 

I - A FÉ NOS LEVA A AÇÃO
- “Abraão, sendo chamado, obedeceu: Deus determinou-lhe que saísse da sua terra, da sua parentela, da casa de seu pai e fosse para uma terra que lhe seria mostrada”, (Gn 12:1). Em resposta, ele partiu, mesmo sem saber para onde ia (Gn 12:4).
- “Moisés escolheu ser maltratado com o povo de Deus – deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porém, ficou firme como quem vê o invisível. Celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos não lhes tocasse; passaram o Mar Vermelho, como em terra seca” (Hb 11:24-29).

II – A FÉ LEVA-NOS A PRODUZIR OBRAS
- Tiago, em sua epístola, lançou em rosto uma coisa: “A fé sem obras é morta” (1:17);
- “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e lhes não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?”(Tiago 2:14-16 RC).
- “Tu crês que há um só Deus? Fazes bem; também os demônios o crêem e estremecem. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?” (Tiago 2:19-20 RC). Crer apenas não é suficiente. É preciso que haja ação que justifique a fé.
- João Batista disse aos religiosos da época – “produzi frutos dignos de arrependimento” (Lc 3:8).

III – A FÉ LEVA-NOS À VITÓRIA
- O apóstolo João declarou que a vitória sobre o mundo pertence aos que nasceram de Deus, porém, a sua base é a fé (I Jo 5:4);
- Paulo deixou-nos um grande brado de triunfo ao declarar nos seus últimos dias de vida na terra: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda” (2 Timóteo 4:7-8 RC);
- Veja uma grande posição de vitória: “Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma” (Hebreus 10:39 RC). 

CONCLUSÃO: Hebreus 11:6 declara: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6 RA). Quanto maior o contato com a Palavra de Deus, maior será a fé: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17 RC).

Nenhum comentário: