quarta-feira, 7 de maio de 2008

VENCENDO OS GIGANTES DA VIDA

TEXTO: 1 Samuel 17:31-54

INTRODUÇÃO: Quantas vezes, irmãos, recuamos diante de situações difíceis? Simplesmente pelo fato de termos medo. Às vezes nos achamos pequenos demais para enfrentarmos os gigantescos problemas que surgem à nossa frente e ficamos sem saber o que fazer, aí vem o sentimento de derrota, de frustração, de desânimo, de medo etc. Esses mesmos sentimentos estavam tendo os israelitas diante daquele problema que se chamava Golias. Não sabiam o que fazer, ninguém tinha coragem de lutar, o medo abateu-se sobre todos. Golias era homem de guerra, valente, 2,5 a 2,8 metros de altura, não temia nada. Era uma situação desesperadora, os filisteus já estavam chamando os Israelitas de covardes. Deus então usa a Davi para dar uma lição nos filisteus e no seu povo. Como você pode vencer os gigantes de sua vida? 

1. VOCÊ NUNCA DEVE FUGIR DA LUTA (V. 32) 
"...teu servo irá e pelejará contra este filisteu". Mesmo ameaçado pela derrota, Davi se colocou como servo de Deus e confiou na vitória. Por mais que as circunstâncias sejam adversas, não podemos nos amedrontar, nem recuar, pois a vitória é certa. Nosso Deus pelejará por nós: v. 37: "O SENHOR me livrou da mão do leão e da do urso; ele me livrará da mão deste filisteu". (depositou toda sua confiança em Deus).

2. VOCÊ NUNCA DEVE ACEITAR A DERROTA E O DESPREZO (VS. 42-44)
O texto diz que o filisteu desprezou a Davi, desdenhou e zombou dele... Amado, mesmo que tudo indique o contrário, não podemos desistir. (Deus não se prende a aparências). Quem era Davi para enfrentar Golias? (só foi aceito porque ninguém queria). Todo o povo de Israel já estava com semblante abatido de frustração, de derrota (já estavam aceitando a derrota). 

3. VOCÊ NUNCA DEVE TENTAR VENCÊ-LOS COM A PRÓPRIA FORÇA (V. 45) 
"Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado". Davi foi à peleja não confiando na sua própria força ou capacidade, mas confiando na força do Senhor. Será que a força de Davi era suficiente para derrubar o gigante? Declare a vitória como Davi o fez: nada pode resistir a você quando você vai na força do Senhor.  

4. VOCÊ DEVE ENFRENTAR NA DEPENDÊNCIA DO SENHOR (V. 46,47; SL 20.7-8) 
Devemos usar o que temos (Davi tinha um estilingue e algumas pedras). Quiseram que ele colocasse uma armadura, o que não era próprio dele, não era para ele. Estavam dificultando ao invés de facilitar. Deus diz: "Abra a tua boca e eu ta encherei". Em outras palavras: "Tenha ânimo, disposição e eu te ajudarei." 

CONCLUSÃO: Hoje, se passou no seu pensamento recuar por causa de algum problema, nesta hora, não desista! Deus lhe diz: Você não deve recuar; você não deve aceitar a derrota ou o desprezo; você não deve tentar vencê-lo na própria força; você precisa enfrentar na dependência do Senhor!

QUER SABER MAIS? ESSA MENSAGEM É RESUMO DA PRIMEIRA PARTE DO LIVRO QUE ESCREVI E VOCÊ PODE COMPRAR CLICANDO AQUI: http://www.editoraaleluia.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=1322

4 comentários:

Pr. Pedro Rivelino Goivinho disse...

A PAZ MEU QUERIDO.PALAVRA MUITO BOA DO SENHOR ESSA.VISITE MEU BLOG: http://minprg.blogspot.com/ ..SOU DA RENOVADA EM OURINHOS...DEUS TE ABENÇOE.

MINISÉRIO TEMPO NOVO disse...

Que Deus abençoe amado e que vc seja sempre usado por pelo Espirito Santo, amém

Visite nosso blog: www.mctemponovoblogspot.com

MINISÉRIO TEMPO NOVO disse...

Corrigindo:
www.mctemponovo.blogspot.com

Unknown disse...

Que o Senhor continue a ti usar e ti abençoa. Vai nessa tua força.Deus é contigo para ti fazer vencer.A paz do Senhor!

visite nosso blog: aigrejasubira.blogspot.com