sexta-feira, 14 de junho de 2013

UMA RELAÇÃO SAUDÁVEL COM DEUS


1 Jo 2:12-14
Crescer é algo natural. Isso deve ser verdade também em relação a Deus. No entanto muitos não têm progredido na vida espiritual. É preciso que haja desenvolvimento na prática da fé em Cristo e no conhecimento de Deus. O filósofo e matemático Blaise Pascal afirmou: "Em relação a Deus há dois tipos de pessoas: as que vivem com medo de perdê-lo, e as que vivem com medo de encontrá-lo". Somos advertidos a “crescermos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”. Vejamos como podemos alcançar e manter uma relação saudável com Deus.
Primeiro devemos buscar o perdão dos pecados.
“Filhinhos, estas coisas vos escrevo porque pelo seu nome, vos são perdoados os pecados” (v.12). Uma vez que o pecado impede qualquer contato com Deus (Is 59:1-2), o primeiro passo para quem quer vencer na vida cristã é apegar-se ao perdão, isto é, receber uma purificação no sangue de Jesus.
O pecado sufoca a pessoa a ponto de desfigurá-la interna e externamente, foi isso que Davi afirmou: “enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos” (Sl 32:3). Por outro lado, o mesmo Davi afirmou: “bem aventurado aquele cuja transgressão é perdoada e cujo pecado é coberto; bem aventurado é o homem a quem o Senhor não imputa maldade” (Sl 32:1).
Segundo precisamos buscar mais conhecimento de Deus.
“Pais, eu vos escrevo porque conheceis aquele que é desde o princípio” (v.13). Não há limite para se conhecer a Deus. O profeta disse: “conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” (Os 6:3). Uma das maiores tolices do homem é tentar viver sem conhecer a Deus, o Autor da vida. O criador dos foguetes que levaram os homens à lua, Werner Von Braun, disse: "É um cientista bem medíocre aquele que acredita poder passar sem Deus e sem fé". Quem vive sem buscar o conhecimento de Deus está sentenciado a tropeçar como cego, sem qualquer senso de direção. Com isso desperdiçará sua vida e sofrerá eternamente. Jesus disse: “que aproveita ao homem ganhar o mundo e perder a sua alma?” (Mt 16:26). Deus mesmo foi que afirmou “o meu povo foi destruído porque lhe faltou conhecimento” (Os 4:6).
Isaac Newton, testemunhou: "Do meu telescópio, eu via Deus caminhar. A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um ser quebrado sabe e tudo pode. Isto fica sendo a minha última e maior descoberta".
Terceiro mantenhamos a vitória sobre o mal.
“Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes; a Palavra de Deus está em vós e já vencestes o maligno” (v. 14). O apóstolo Paulo declarou que precisamos “fortalecer no Senhor e na força do seu poder, porque a nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas contra principados e potestades do mal nas regiões celestiais” (Ef 6:10-12).
Tiago nos incentiva a resistir o maligno com submissão a Deus, firmeza e fé, quando disse: “Sujeitai-vos, pois a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tg 4:7). O apóstolo Pedro referenda isso, quando disse: “o diabo, vosso adversário anda em derredor de vós rugindo como leão buscando a quem possa tragar, ao qual resisti firmes na fé” (1 Pe 5:8-9).
Conclusão: Devemos manter nossos olhos fixos em Jesus, porque Ele é mais ninguém é o autor e consumador da fé, Hb 12:2.